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Rosângela

Home Colunistas Rosângela HIIT – Treino de alta intensidade

HIIT – Treino de alta intensidade

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Oie...

Bom gente, como havia comentado no outro post, hoje irei falar um pouco mais sobre HIIT (High Intensive Training).

 


        A filosofia desse treino é baseada em intensidade e não em volume, ou seja, se trabalha exercícios em alta intensidade intercalados com curtos períodos de descanso ativo ou estático. Isto quer dizer que você irá se exercitar por um período de tempo bem inferior aos convencionais aeróbicos para perda de gordura!

Veja, se você ficaria 40 minutos correndo na velocidade de “zona alvo”, aquela que fica entre 65 e 75% do batimento cardíaco, nesse treino você irá se exercitar em torno de 20 a 30 minutos, mais dará todo o seu máximo, e seu coração trabalhará em um ritmo bem mais elevado!

Mais espera ai, e aquela história que só começamos a perder gordura depois de 20 minutos de treino e em baixa/media intensidade!? É aqui que esta o x da questão, quando treinamos pesado ou, por exemplo, corremos a uma velocidade elevada, o combustível utilizado será o carboidrato, mais no pós- treino, você continuará queimando gordura, pois sua taxa metabólica ficará elevada por muito tempo, o que não ocorre no treino convencional. O treino realizado dentro da zona alvo queimará gordura no ato da execução, no pós-treino essa queima é praticamente nula. Com o HIIT você utiliza 30 minutos do seu tempo e gasta calorias por até 12hs após o termino do treino.

Então é assim, o corpo passa por momentos de alta atividade e momentos de baixa, isso faz com que a adaptação da atividade no organismo não acorra, esse eleva e abaixa faz com que o organismo gaste mais energia para entrar e sair dessa situação, tentando se adaptar! Isso é o Maximo! e metabolismo ativo é tudo para se gastar mais calorias e emagrecer, acredite!!!

Ta mais agora vamos a pratica, como é feito esse negocio!?

Teoricamente falando você irá efetuar o exercício intenso por x minutos/segundos por y minutos/segundos de descanso de preferência ativo. Cada um pode escolher um protocolo que lhe pareça mais adequado ao seu desenvolvimento e execução.

Olha só, eu adoro fazer HIIT com esteira ou pulando corda, então faço assim:

5 minutos de exercício moderado para aquecer, depois faço de 12 a 15 séries de 60 segundos de corrida ou corda de alta intensidade intercalada com 30s de descanso, mais 5 minutinhos para relaxar a musculatura., Simples assim! Isso tudo vai dar + ou – 30 minutinhos de exercício aeróbio que fará você queimar muitas colorias no resto do dia!

Uma dica importante para a realização desse treino é que, a duração dos intervalos, assim como o tipo de exercício que você irá executar irá depender do seu nível de condicionamento físico. Por exemplo, se você está apenas começando, pode correr por 20 segundos e depois caminhar por 15 segundos.Faça e veja no que dá!

Outro detalhe importante é que para fazer HIIT você tem que saber que precisará dar 100% da sua capacidade no intervalo alto. Isso quer dizer que você não conseguirá manter uma conversa enquanto você está fazendo.E no final você estará totalmente ofegante e esgotado.

Bom, deu para perceber que HIIT não é para qualquer um. Claro que todos podem fazer, mais ai precisa ter condições antes. E condições para isso se consegue com treino aeróbico convencional e treino de força.

A meu ver, o mais legal nisso é a facilidade de adaptação que ele te permite. Nos dias em que estou sem tempo, ou até mesmo com preguiça (e quem não tem!) eu faço HIIT, termino com a roupa encharcada e com o metabolismo a 1.000.

Só lembrando, que a corrida convencional também é excelente em termos de perda de peso, que nesse caso é um pouco diferente da perda de gordura, mais ai já é assunto para outro post, pois cada caso é um caso.

Agora se você quer o Maximo dos máximos, misture os dois treinos, convencional aquele mais lento e longo com o HIIT, alem de aumentar sua aptidão cardiovascular você vai aumentar em muito sua perda de peso e gordura corporal!

Olha só, tudo isso que eu falei foi estudado e comprovado por vários centros de pesquisa. E eu falo por experiência, que, o que faz funcionar em qualquer tipo de treino é se ele é bem feito e bem executado. Se isso não ocorrer, você estará desperdiçando seu precioso tempo. E com o HIIT é a mesma coisa!

Vou colocar abaixo alguns dos benefícios do HIIT, mais antes e para encerrar, quero lembrar que HIIT não deve ser feito em dias sucessivos, de 2 a 3 vezes por semana é o ideal. E antes de iniciar qualquer atividade, procure um médico ou profissional da área ok,!?

        Aumenta sua taxa metabólica de repouso (RMR)

        Melhorar significativamente a sua durabilidade e resistência,

        Melhorar o desempenho atlético,

        Reduz rotinas de exercícios, em pelo menos, 33%,

        Quebra a monotonia de um treino cardio típico.

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Bom, fico por aqui, aproveitem a dica!

Cuidem-se, vale a pena.

 

 

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